quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pauleira de Sexta #2

Dando continuidade a nossa coluna, como prometido hoje falaremos sobre:

Rock Psicodélico

O Rock Psicodélico é um estilo de rock que é inspirado ou influenciado pela cultura psicodélica e as tentativas de replicar e aumentar a experiência de alteração da mente de drogas psicodélicas . Ele surgiu na década de 1960, entre meados de folk rock e blues-rock bandas dos Estados Unidos e do Reino Unido . É freqüentemente usado novas técnicas de gravação e efeitos, e se baseou em fontes não-ocidentais como o ragas e aviões da música indiana. O rock psicodélico, ponte de transição a partir do início do blues - e música folk -rock à base de rock progressivo , glam rock , hard rock e, como resultado influenciou o desenvolvimento de sub-gêneros como o heavy metal . Desde o final de 1970 foi revivido em diversas formas de neo-psicodelia.
A cena psicodélica verdadeiramente engatou em 1967 com os lançamentos de LPs como Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, e Their Satanic Majesties Request, dos Stones, além dos álbuns homônimos de estréia das bandas The Doors e Jefferson Airplane. Com o Verão do Amor atingindo seu pico, o Festival Pop de Monterey destacou as performances de Jefferson Airplane e apresentou Janis Jopline Jimi Hendrix. O auge desta tendência de grandes festivais de rock foi o Festival de Woodstock, em 1969. Bandas da cultura Paisley Underground de Los Angeles também se destacaram neste cenário pós-final de década.
Fonte: Wikipédia

Comentário: Apesar de ser um grande fã de guitarras e solos alucinantes não tenho muitas bandas de gosto por esse estilo, a menos os clássicos como Jimi Hendrix, Fifty Foot Hose e The Doors. Deve ser pq não uso DORGAS, RAIRIAIRIARIAIIAR #brinks

Aqui vai os exemplos do gênero, curtam:

Jimi Hendrix - Purple Haze (1966)




Fifty Foot Hose - If Not This Time (1967)


The Doors - Break on Through (to the other side) [1967]


Coven - Wicked Woman (1969)


High Tide - Death Warmed Up (1969)


Nigth Sun - Got A Bone Of My Own (1972)


Por hoje é isso galerinha do mal, não esqueçam de nos seguir no twitter.
Semana que vem eu volto com a coluna falando um pouco do Blues Rock.

2 comentários:

Zita disse...

Porra, só som fodástico!

Allan disse...

Fato, se alguem tiver sugestões é so deixar um comentário ou mandar para o nosso e-mail
cavalodetroll@gmail.com
Abraços

Postar um comentário